DMLU - UNIDADES DE TRIAGEM
Dentro do Gerenciamento Integrado, destaca-se a coleta seletiva dos resíduos sólidos reaproveitáveis ou recicláveis (lixo seco). Esses resíduos separados pela população geram emprego e renda para trabalhadores formalmente organizados em associações e/ou cooperativas, além de auxiliar na preservação do meio ambiente.
Os caminhões coletam os resíduos recicláveis em 100% das ruas que comportam a entrada de caminhões e os encaminham para as unidades de triagem (UT). Nesses locais, os trabalhadores fazem a separação (plásticos, papel, embalagens longa vida, vidro, isopor, garrafas plásticas), prensam, agrupam em fardos e negociam autonomamente a venda desses materiais para a indústria de reciclagem e/ou reaproveitamento.
A Prefeitura de Porto Alegre fornece toda a infraestrutura para as UT conveniadas e garante o custeio de manutenção com cerca de R$ R$ 5.200,00 por mês. O resultado da comercialização dos resíduos é dividido entre os integrantes das associações ou cooperativas que gerem cada UT.
Em 2000, quando completou 10 anos, esse serviço recebeu o prêmio Coleta Seletiva - Categoria Governo, da entidade Compromisso Empresarial para a Reciclagem (CEMPRE), em reconhecimento à melhor prática de gestão na reciclagem de resíduos sólidos do Brasil.